Comunicabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
1 INTRODUÇÃO
Desde o surgimento da internet durante a guerra fria, a transmissão de informações via web necessita de segurança para não ser violada. Com o crescente uso da rede mundial de computadores, e a quantidade de ameaças virtuais como: spams, vírus, malwares entre outros softwares maliciosos, é necessário um método de segurança que proteja os dados de pessoas físicas e jurídicas que são transmitidos pela rede.
Empresas almejando obter um melhor relacionamento com cliente criam sites em que ele possa realizar transações financeiras, compras, consultas ao saldo do cartão, pagamentos e diversas outras finalidades. Essas atividades fazem com que um número considerável de informação trafegue pela rede, e se estiver desprotegida fica acessível a qualquer criminoso cibernético que pode fazer uso indevido dessas informações.
A criptografia surge como uma maneira muito eficiente de proteger essas informações. Tem-se a ideia de que criptografia é apenas uma operação na qual se codifica uma mensagem para que ela não seja descoberta e que era utilizada apenas em guerras. Mas ao decorrer do texto será mostrado que criptografar vai além de codificar informações, e suas aplicações vão além de interesses militares.
A necessidade de compreender as aplicações desse modo de segurança é de suma importância a fim de saber se a proteção oferecida por um site de funções comerciais é suficiente para não ter sua privacidade violada por terceiros.
Este trabalho tem o intuito de mostrar um pouco da historia da Criptografia, e alguns métodos existentes de criptografia, falaremos também sobre as chaves publicas e privadas e o funcionamento de assinaturas digitais.
O conteúdo acima citado, está melhor desenvolvido de forma clara e objetiva nas paginas subseqüentes.