Condiçoes de comunicabilidade
Nova Schin – Schin ? Porque Sim!
Março de 2014
Youtube, tv aberta e fechada
Leo Burnett Tailor Made
Qualidades Estruturais:
Qualidade da peça:
- impacto/ atratividade/ durabilidade: A campanha se focou em pessoas jovens, que querem aproveitar a vida sem ter de dar explicações, e assim criou o Mote “Porque Sim!’’ Nos comerciais que foram veiculados desde o final do ano passado até março deste ano, a narração trás diversas perguntas sobre situações cotidianas, ou costumes que não tem necessariamente uma resposta, e então são respondidas simplesmente com Porque Sim! O comercial desperta um certo interesse no produto, porém a qualidade da bebida não é das melhores, mas mesmo assim o bordão acabou pegando, como resposta para amigos na mesa de bar, ou em momentos de maior descontração, o que mostra que a propagada teve grande impacto no espectador.
Resposta do consumidor:
- lembrança/ reprodução do conteúdo/ manifestação de agrado: Muitas pessoas que foram atingidas pela propaganda acabaram utilizando o bordão ‘’Porqrue Sim!’’ em momentos de maior descontração como por exemplo quando estão em um bar. Apesar de o bordão ter marcado os espectadores, a qualidade da cerveja ainda é inferior do que as concorrentes, e isso talvez tenha impedido uma aceitação maior do público em relação a propaganda.
Qualidades de Conteúdo:
Qualidade da peça:
- clareza/ relevância/ credibilidade: A ideia da campanha é de atrair os jovens que gostam de mostrar a realidade e assumir sua identidade em qualquer situação. A mensagem da marca é clara, forte e de acordo com o público alvo, pois utiliza-se de eventos cotidianos. A marca criou uma hashtag para o público utilizar e divulgar e está sendo muito bem aceita, percebe-se isso pois a marca está recebendo um grande retorno do público que a vem utilizando nas redes sociais e interagindo com o conteúdo.
Resposta do consumidor:
- As pessoas não só se identificam com a campanha e com as