Computação ubiqua
Visão Geral
Computação ubíqua (também abreviado para "ubicomp") refere-se a um novo gênero da computação em que o computador permeia completamente a vida do usuário, ou seja, muitos computadores estarão disponíveis em todo ambiente físico, isso não significa que tudo possuirá computação, mas que estará tão ligado às pessoas que elas nem perceberão a interação com essa tecnologia.
Por ser uma área de pesquisa emergente, está sendo empregados vários sinônimos, mas existem diferenças conceituais entre eles, sendo explicado a seguir: Computação Móvel consiste em sistemas computacionais distribuídos em diferentes dispositivos comunicando-se entre si através de uma rede de comunicação sem fio permitindo a mobilidade desses aparelhos. Computação Pervasiva, implica que o computador esteja embarcado ao ambiente de forma invisível para o usuário, tendo a capacidade de obter informações acerca do ambiente circundante e utilizá-la para controlar, configurar e ajustar a aplicação para melhor se adequar às características do ambiente. O termo é utilizado para referenciar a integração da computação móvel e onipresente com o espaço físico de forma invisível.
É um tipo de computação distribuída realizada por dispositivos de computação que atuam de forma discreta nos ambientes onde estão implantados. Estes ambientes de computação são espaços físicos quaisquer (salas de aula, escritórios, edifícios, etc.) e os dispositivos eletroeletrônicos podem ser sensores, computadores e outros, capazes de realizar alguma computação útil aos usuários do ambiente.
Exemplo da relação entre a computação pervasiva, ubíqua e móvel.
Computação
Pervasiva
Computação
Móvel
Computação
Ubíqua
Conceito
O termo Computação Ubíqua foi definido pela primeira vez pelo cientista chefe do Centro de Pesquisa Xerox PARC, Mark Weiser, através de seu artigo "O Computador do Século 21” o que seria a computação ubíqua num futuro próximo com a ampliação exponencial da computação e a sua