Computação grafica
Professor Robson Guedes Villa dei Misteri, em Pompéia, na Itália
Se observarmos de uma forma geral, os desenhos evoluíram na qualidade e técnicas, mas o objetivo ainda é o mesmo, ou seja, desenhos são criados para expressar idéias, contar histórias ou demonstrar fatos.
Na computação gráfica, não é diferente, pois quando criamos um projeto, seja de desenhos 2D, modelagem 3D ou uma animação, estamos na verdade criando uma história, mesmo que com uma única imagem. Dessa forma devemos compreender que ao criar uma imagem estamos na verdade passando uma informação.
• Origens da computação gráfica
Nos anos 50 surgiram os primeiros computadores com capacidades gráficas. No entanto a capacidade gráfica daquela época se resumia a apresentar pequenos pontos, símbolos ou números em um tubo de raios catódicos, sendo assim ainda não se podia ainda criar gráficos ou desenhos.
Apesar de todas essas restrições gráficas, a possibilidade de poder ver resultados de informações em uma tela, representou um grande salto tecnológico, pois antes disso os computadores apresentavam seus resultados apenas em papel.
O primeiro computador a possuir recursos gráficos de visualização de dados e processamento em tempo real foi o "Whirlwind I" (furacão), desenvolvido pelo MIT
(Massachusetts Institute of Technology).