Computador, Ética e Sociedade: reflexões sobre o papel do estudante universitário neste contexto
Luisa Cedraz de Oliveira¹, Jean Francescolli¹, Thiago Neri Ramos¹
¹Instituto de Matemática – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Salvador – BA - Brasil
{lucedraz@gmail.com, nesskraven@gmail.com, thiagonramos@gmail.com}
Abstract. This article discusses the role of college student through the use of technology, it’s limitations and it’s ethical social behavior. Harmonising these issues on a day-to-day a student may not be easy, but is essential in the process of vocational and social. Resumo. Este artigo trata do papel do estudante universitário mediante o uso da tecnologia, seus limites éticos e seu comportamento social. Harmonizar essas questões no dia-a-dia de um estudante pode não ser fácil, porém é fundamental no processo de formação profissional e social.
1. Introdução:
Com o surgimento do computador a vida do homem mudou, praticidade e agilidade são os adjetivos mais adequados para qualificar essa ferramenta. O computador, juntamente com a internet, transformou a noção de espaço e tempo, o fato de duas pessoas estarem localizadas em continentes diferentes não faz mais disso um empecilho para que elas se comuniquem tão rapidamente quanto se estivessem frente a frente.
Com o avanço da tecnologia, é possível ter acesso a diversos conteúdos, inclusive privados. Toda essa liberdade e velocidade podem acabar ferindo alguns princípios éticos e causando grandes transtornos econômicos, psicológicos e sociais, como: crimes
(invasão de bancos, roubo de senhas bancárias), pirataria (download não autorizado) e invasão de privacidade.
A computação é utilizada em diversos setores da sociedade, tais como: bancária, saúde, educação, empresarial, industrial, comercial, trânsito e cultural; A introdução da computação nessas áreas mexeu de forma significativa na estrutura da nossa sociedade.
Sendo assim, analisar seus impactos sociais é fundamental para