Comprotamento organizacional
Uma proposta bem interessante, pois, diversas pessoas passam todos os dias na Praça e não sabem que ali se encontra um museu e quão linda é a amostra montada lá dentro. São mais de duas mil peças dos séculos XVIII ao XX, uns acervos imensos de objetos utilizados no início das mais variadas profissões, onde se pode entender toda a riqueza e a evolução do trabalho.
Cada peça da amostra retrata como era a forma de trabalho das pessoas daquela época. A mão de obra que não era valorizada, o esforço físico exigido era muito grande porque todos os equipamentos de trabalho eram manuais. Percebemos que a relação entre os empregados e seus respectivos patrões era algo como “eu mando e você obedece”, pois eles não tinham direitos e recursos para lutarem por melhoria, é muito visível o trabalho escravo naquela época nem o ambiente onde eles trabalhavam, era apropriado para as funções exercidas. Trabalhavam muito, por pouco ou por quase nada já que a pobreza é algo que visualizamos na amostra, a riqueza provida do trabalho suado era repassada para os patrões que viviam em condições abundantes.
A evolução de trabalho daquela época para os dias de hoje é muito grande, os laços entre empregado e empregador é menor, você recebe pelo que trabalha e têm direitos e sindicatos que defendem a melhoria no salário, no ambiente de trabalho, etc..
O trabalhador hoje pode expor suas idéias e questionar quando não está de acordo com algo proposto na organização, não é mais escravizado como naquela época e pode exigir seus direitos sempre que