Comprometimento Organizacional
Luana Tomazoni Felipe
RESUMO
O presente estudo buscou descrever o comprometimento organizacional do trabalhador utilizando o modelo tridimensional desenvolvido por Meyer e Allen, o qual diferencia os três enfoques do comprometimento: afetivo, instrumental e normativo. Não obstante, esta pesquisa teve também como objetivo descrever os comportamentos de cidadania organizacional, a necessidade de descanso (estresse) e a saúde geral dos colaboradores da Vedamotors Indústria e Comércio de Juntas Ltda. A partir de questionários reconhecidos internacionalmente, pôde-se observar que os trabalhadores dessa empresa possuem baixa necessidade de descanso, estão saudáveis e praticam comportamentos de cidadania organizacional em seu ambiente de trabalho. Em relação ao comprometimento, o enfoque afetivo apresentou maior intensidade, o que é benéfico para a empresa.
Palavras-chaves: comprometimento organizacional; comportamentos de cidadania; necessidade de descanso; estresse; saúde geral.
INTRODUÇÃO
As organizações passam por rápidas mudanças econômicas, políticas e sociais. Para manterem-se nesse ambiente, os recursos humanos são fundamentais, e atualmente, passaram a ser vistos como um fator de competitividade.
Entretanto, não basta ter recursos humanos sem que eles estejam comprometidos com a organização. É um desafio manter pessoas comprometidas, dedicadas e vinculadas com o ambiente de trabalho. Este estudo tem como objetivo descrever o comprometimento organizacional dos trabalhadores da Vedamotors, diante das três dimensões (afetiva, instrumental e normativa), e também descrever algumas características do trabalho, como os comportamentos de cidadania, estresse e saúde geral, buscando encontrar relações entre estas variáveis sempre que possível.
COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Ao estudar o comprometimento organizacional, busca-se entender a relação do trabalhador com a