Comprometimento organizacional
Funcionários (gestão de pessoas)
Acredita-se que o debate sobre atitudes e comportamentos organizacionais tornou-se necessário na gestão de empresas, pois a partir de diversos estudos foi possível notar que através das atitudes e comportamentos dos funcionários podem tornar a organização mais competitiva e lucrativa. Desse modo um dos grandes desafios das organizações é manter seus funcionários cada vez mais comprometidos.
Em decorrência das continuas mudanças que tem ocorrido no mundo dos negócios o ambiente organizacional tem sido pressionado a transformar seus processos produtivos e administrativos principalmente ao que se refere ao medo como o individuo se comporta no desenvolvimento de suas tarefas, a busca por métodos que avaliam suas atitudes e comportamento organizacional de seus colaboradores é de uma importância para que as empresas se tornem cada vez mais competitivas.
Podemos dizer que os funcionários precisam estar envolvidos com sua empresa para assim se sentirem motivados, e o grau de identificação psicológica interfere e muito na sua habilidade de desenvolver seu trabalho com sucesso.
Para que haja sucesso no cenário das organizações é necessário que elas conheçam as bases que produzem modificações precisas na adesão do individuo em relação à atividade que ele desempenha.
E para que isso seja possível é necessário que a organização visualize no seu cotidiano o grau de envolvimento ou alienação que o cliente interno internaliza do seu desempenho no desenvolvimento de determinadas tarefas.
O comprometimento organizacional refere- se ao grau de fidelidade de um funcionário com seu empregador, assim podemos notar também que a empresa citada pelo grupo assume essas responsabilidades para aumentar a satisfação e os benefícios alcançados com um bom desempenho, sabendo que a satisfação deve refletir nas pessoas e em seu trabalho para que a organização consiga também uma qualidade de vida para seus colaboradores.
O