Compressores
Técnico em mecânica
Compressores de ar
Lucas Roweder
2013
Jaraguá do Sul – SC
INTRODUÇÃO
O que são compressores?
São máquinas com a função de elevar a pressão de um certo volume de ar admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão exigida na execução dos trabalhos dos atuadores pneumáticos.
Neste trabalho, veremos quais são os principais tipos de compressores de ar, o seu princípio de funcionamento e também onde eles podem ser utilizados.
DESENVOLVIMENTO
Compressor de Pistões
O compressor de pistões é um dos mais antigos modelos de compressores, porém ele continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O compressor de pistões desloca um pistão no interior de um cilindro através de uma biela e uma cambota. Se apenas um lado do pistão é utilizado para a compressão, é descrito como de ação simples. Se ambos os lados do pistão, o superior e o inferior, são utilizados, é de ação dupla.
A versatilidade dos compressores de pistões virtualmente não conhece limites. Comprime tanto ar como gases, com alterações muito pequenas. O compressor de pistões é o único modelo com capacidade para comprimir ar e gases a altas pressões, tal como em aplicações de ar de respiração.
A configuração de um compressor de pistões pode ir de um único cilindro de baixa pressão/baixo volume a uma configuração de fases múltiplas com a capacidade de comprimir a uma pressão muito alta. Nestes compressores, o ar é comprimido por fases, aumentando a pressão antes de passar para a próxima fase, para comprimir o ar a uma pressão ainda mais alta.
Tipos de aplicações típicas:
Compressão de Gás (GNC, Nitrogénio, Gás Inerte, Gás de aterro Sanitário), Alta Pressão (Ar de respiração para mergulho com garrafa, cilindros SCBA, Vigilância sísmica, Circuito de sopro de ar),