compreender conceitos fundamentais da orientação a objetos entender as diferenças entre esses conceitos compreender dos modelos orientados a objetos
É o exame seletivo de certos aspectos de um problema.
“A abstração é o modo fundamental que nós humanos lidamos com a complexidade.” (Booch, 2007)
Observem algumas definições e comentários relevantes sobre abstração:
- Dahl, Dijkstra e Hoare (1972)
A abstração surge a partir de um reconhecimento de semelhanças entre certos objetos, situações ou processos no mundo real, e a decisão de concentrar-se sobre essas semelhanças e ignorar ao mesmo tempo as diferenças.
- Shaw (1989)
A abstração pode ser definida como uma descrição ou especificação simplificada de um sistema que enfatiza alguns dos detalhes ou propriedades do sistema, enquanto suprime outros. Uma boa abstração é aquela que enfatiza detalhes que são importantes para o leitor ou usuário e suprime detalhes que não são, pelo menos para o momento, irrelevante ou de divergente.
- Berzins, Gray e Naumann (1986)
Recomendam que um conceito é qualificado como uma abstração somente se ele pode ser descrito, entendido, e analisado independentemente do mecanismo que eventualmente será utilizado para realiza-lo
- Booch (2007)
Uma abstração denota as características essenciais de um objeto que o distinguem de todos os outros tipos de objetos e, assim, proporcionar nitidez definindo os limites conceituais, em relação à perspectiva do espectador.
Qual seria o objetivo da Abstração?
Então vamos aplicar o princípio da abstração?
Algumas Características de um pneu de automóvel são seu tamanho, material, construção interna (aço trançado, por exemplo), desenho dos frisos, custo, tempo de vida esperado e peso.
Quais são os fatores são importantes para você decidir se deve ou não comprar um pneu para o seu carro?
Quais poderiam ser relevantes para alguém simulando o desempenho de um sistema de antiderrapante computadorizado para carros?
Quais são importantes para alguém que usa para construir balanços para crianças?
Abstração foca