035156240248

1307 palavras 6 páginas
Mário Botta

1 – Biografia

Mario Botta nasceu em Mendrisio, no cantão do Ticino, Suíça, em 1943. 1949-1958 frequenta o ensino primário e secundário em Genestrerio e Mendrisio –Suiça. 1958-1961 Aprende desenho no gabinete dos arquitetos Carloni e Camennisch. Em Lugano (Suiça). 1964- 1969. Estuda no Instituto Universitário de arquitetura de IUAV, em Veneza (Itália). 1965 Trabalha no Atelier de Le Corbusier em Veneza, com Julian De La Fuente e José Oubrerie. Em 1969 conhece e trabalha com Louis Kahn, em Veneza. Termina os estudos em IUAV, Veneza; seus orientadores foram Carlo Scarpa e Giuseppe Mazzariol.
Botta não trabalhou diretamente com Le Corbusier, mas com seus colaboradores, foi no último projeto de Le Corbusier, um hospital. Ele desenvolvia as plantas em escala 1:500 e participava das reuniões com os médicos. Havia um escritório em Veneza montado para esse projeto. Depois, em setembro de 1965, um mês antes de morrer, Le Corbusier convidou Botta para trabalhar em seu famoso escritório da rue Sevrès, em Paris. Foi um mês depois. Chegou à França justamente quando ele tinha acabado de morrer, ”foi uma situação muito triste, mas, ao mesmo tempo, interessante. Era como o funeral da arquitetura moderna. Passavam por lá grandes personagens, como Josep L. Sert, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, entre outros. Passei o inverno de 1965 trabalhando em Paris no projeto para Veneza, que foi muito modificado”- diz Mário Botta.
Desde o início de sua atividade profissional com escritório próprio, em Lugano, em 1970, despertou a atenção internacional com projetos que contrapunham escala e orçamento modestos a forte monumentalidade. Tem obras construídas em diversos países.

2 – Características

Sua arquitetura é em larga medida uma arquitetura de símbolos e abstrações, que ele explica e justifica com uma linguagem rica e exuberante: linguagem verbal que dá expressão a uma filosofia de alto teor espiritual; e linguagem figurativa de rigor geométrico e

Relacionados