compras
Alunos: Adriano Silva Di Blasio Agenor Gomes de Souza Jr. Andressa Hosana Buiatti Claudio Silveira Mariano Pedro Henrique Pena Wagton Ferreira Belelas Costa
Resumo
A função compras é um segmento essencial do departamento de materiais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. Compras são, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento. Qualquer atividade industrial necessita de matérias-primas, componentes, equipamentos e serviços que possa operar. No ciclo de um processo de fabricação, antes de se dar início á primeira operação, os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis, mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento a fim de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade dos materiais e a sua qualidade de vem ser compatíveis com o processo produtivo.
Palavras-Chave
Cadeia de Suprimentos;
Compras;
Gestão de Departamentos.
Introdução
De acordo com DIAS (1993) a principal responsabilidade do departamento de compras de qualquer organização é adquirir os bens e serviços necessários para o andamento dos negócios. Nesse contexto a redução de custos torna-se um objetivo viável que flui para os resultados.
Em todo sistema empresarial, para se manter um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e, consequentemente, gerar lucros satisfatórios, a minimizarão de custos deve ser perseguida e alcançada, principalmente os que se referem materiais utilizados, já que representam uma parcela pôr demais considerável estrutura de custo total.
Os objetivos básicos de uma Seção de Compras seriam dentre outros:
Obter um fluxo contínuo de