estrutura de mercado
Assim, é importante definir...
1.1.1 Principais Estruturas de Mercado do Setor Supermercadista do Rio Grande Do Sul
As principais estruturas de mercado de acordo com o texto lido (Estruturas de Mercado do Setor Supermercadista do Rio Grande do sul) são; a concorrêcia perfeita, o Monopólio e o Oligopólio.
A CONCORRÊNCIA PERFEITA é um tipo de estrutura onde existe um grande números de produtores e consumidores. Numa situação de concorrêcia perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção do preço determinado pelo mercado. O preço de equilíbrio é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial. Atualmente não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercados dos produtos hortifrutigranjeiros é um exemplo que mais se aproxima a esse tipo de mercado.
O MONOPÓLIO caracteriza-se quando uma única empresa produz determinado bem, não existindo nenhum bem substituto. Este modelo leva a que seja quase impossível entrarem novas empresas concorrentes no mercado pela existência de barreiras á entrada. A situação de Monopólio pode ser o resultado de imposição do legislado (Monopólio legal) ou devido as próprias características do mercado, que levem a que seja economicamente mais eficiente que apenas uma só empresa produza o bem em situação monopolística (Monopólio Natural). Outras causas podem, também, estar relacionadas com a existência de economias de escala associadas á produção do bem, assim como a possibilidade de abuso de posição dominante pela empresa monopolística.
A CONCORRÊNCIA MONOPOLISTICA é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passiveis de concorrência.