Seminario de ciências 1
Tema: FUNGOSAlunos: Camila de Lima, Yan Duarte,Leticia Lorena e Jenifer LeweneTurma: 7º ano “B”
INTRODUÇÃO
Os fungos foram classificados em um reino próprio, o reino Fungi. Os fungos são geralmente encontrados em ambientes aquáticos, terrestres e úmidos. Há também espécies parasitas que vivem à custa de outros seres vivos.
Características Geraisdos Fungos
Os fungos são seres:Eucariontes: apresentam membrana nuclear (carioteca) envolvendo o material genético.Multicelulares: são formados por muitas células; ou unicelulares que são formados por uma úncia célula.Heterótrofos: são organismos que não produzem seu próprio alimento e, por esse motivo, dependem de outros seres vivos para obtê-lo.
Os principais representantes do reino Fungi são os cogumelos, os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras (ou fermentos.)EXPEMPLOS: Cogumelos:Leveduras: Orelhas-de-pau:
Estrutura dos fungos
Todos os fungos apresentam parede celular sobre a membrana plasmática, o que lhe confere rigidez e maior resistência ao meio que habitam. O corpo dos fungos pluricelulares é formado por filamentos microscópicos conhecidos por hifas, que contêm material celular – citoplasma e núcleos. O conjunto formado pelas hifas entrelaçadas é chamado de micélio.
Na fotografia, podemos observar as hifas na parte inferior do “chapéu” de um cogumelo. Na ilustração, vemos um esquema simplificado de suas hifas e micélio; no detalhe, podemos ver as células de hifa ampliadas.
Reprodução dos Fungos
Desde que haja calor, umidade e matéria orgânica disponível (um animal morto, a casca de uma árvore ou mesmo a pele humana), os fungos crescem e se reproduzem com facilidade. Há também fungos que são capazes de se desenvolver em condições extremas, como na superfície de vidros e de aviões. Os fungos produzem esporos, pequenas células