Compras
Campus de Santo Ângelo
Engenharia Civil – 6º Semestre
Engenharia Econômica
Atualmente, a gestão de compras é tida em conta como um fator estratégico nos negócios de empresas focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade, que compactua com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos.
É uma atividade fundamental para o bom gerenciamento e sucesso da organização, pois ela tem consequências diretas no lucro da empresa. Para se ter uma ideia de sua importância, hoje uma empresa gasta em média de 50% a 80% da sua receita bruta com compras. Por isso, a empresa deve investir em um gestor de compras especializado e em um sistema de gerenciamento eficaz.
Possuir bons softwares e ferramentas de controle de compras
Manter a lista de fornecedores atualizada
Ter um gerenciador de compras bem relacionado Fornecedores comprometidos
Conscientizar os funcionários a cerca dos cuidados com os materiais
Essa função é responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na empresa. Pelo seguimento junto ao fornecedor, e pela agilização da entrega. Prazos de entrega não cumpridos podem criar sérias perturbações para os departamentos de produção e vendas, mas a função compras pode reduzir o número de problemas para ambas as áreas, além de adicionar lucros.
Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias:
• Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias.
• Obter mercadorias e serviços ao menor custo.
• Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
• Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais. Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas