COMPRAR E VENDER A ES
COMPRAR E
VENDER AÇÕES
ATENÇÃO
ESTE FOLHETO FAZ REFERÊNCIA AO PREGÃO À VIVA VOZ,
FORMA DE NEGOCIAÇÃO UTILIZADA ATÉ 30/9/2005.
A PARTIR DESSA DATA, TODAS AS OPERAÇÕES FORAM
CENTRALIZADAS NO SISTEMA ELETRÔNICO, QUE A BOVESPA
IMPLEMENTOU PIONEIRAMENTE NO BRASIL EM 1972.
ATENÇÃO
Este texto não é uma recomendação de investimento.
Para mais esclarecimentos, sugerimos a leitura de outros folhetos editados pela BOVESPA.
Procure sua Corretora. Ela pode ajudá-lo a avaliar os riscos e benefícios potenciais das negociações com valores mobiliários.
Publicação da Bolsa de Valores de São Paulo. É expressamente proibida a reprodução de parte ou da totalidade de seu conteúdo, mediante qualquer forma ou meio, sem prévia e formal autorização, nos termos da Lei n.o 9.610/98.
Impresso em junho/2004.
2
O QUE É UMA OPERAÇÃO A VISTA?
É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando há a realização de um negócio, ao comprador cabe arcar com o valor financeiro envolvido na operação, sendo que o vendedor deve fazer a entrega dos títulos-objeto da transação, nos prazos estabelecidos pela
Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA e pela Companhia
Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.
3
O MERCADO A VISTA
Título-objeto
Todas as ações de emissão de empresas admitidas à negociação na BOVESPA.
Formação de Preços
Os preços são formados em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações. A maior ou menor oferta e procura por determinado papel está diretamente relacionada ao comportamento histórico dos preços e, sobretudo, às perspectivas futuras da empresa emissora, aí incluindo-se sua política de dividendos, prognósticos de expansão de seu mercado e dos seus lucros, influência da política econômica sobre as atividades da empresa etc.
Negociação
A realização de negócios no mercado a