Mundo Capitalista
ANTONIO BATISTA MAZINI
MUNDO CAPITALISTA
Ensaio monografico apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Metodologia do Estudo e da Pesquisa, do curso de bacharel em teologia, ministrada pelo professor Cleinton Souza.
VITÓRIA-ES
20151
MUNDO MODERNO E CAPITALISTA2
Já imaginou como seria a vida sem usar o dinheiro? Estranho, não? Pois há muitos e muitos séculos atrás ele não existia, mas como sempre existiu a necessidade de comprar, as pessoas da época tiveram que dar um jeitinho e resolver o problema.
Hoje nós podemos desfrutar do uso do mesmo, e resolver os nossos problemas, na verdade nós trocamos bens perecíveis e não perecíveis por moeda (dinheiro). Temos necessidades de bens e consumo, em um mundo capitalista todos precisam comprar, trocar e vender. Trocamos coisas, tempo, trabalho por dinheiro. Já com o dinheiro compramos coisas e satisfazemos nossas necessidades. Em uma loja a vendedora não esta preocupada com sua vida particular, ela não te conhece, para ela não é importante conhecer os seus hábitos seus costumes, se é casado ou solteiro se tem uma família com muitos irmãos ou irmãs, quais os problemas na sua família, se é formado ou não, o que os une é simplesmente o fato de que você precisa comprar e ela precisa vender, informações de como você conseguiu o dinheiro para ela também não é interessante, assim como você não precisa saber nada sobre a vida dela porque seu único interesse é em comprar e ser bem atendido. “Simmel percebe a liberdade como um resultado da “mudança de constrangimentos”, ou seja, ela não se da num vácuo, mas num contexto de obrigações.” (p.10) O homem a cada ano tem tornado-se especialistas em produzir bens de consumo levando os consumidores a consumirem a cada dia mais, o marketing nas televisões, nos outdoor, nas portas de lojas, tem levado as pessoas a consumirem mais, os carros, os eletrodomésticos tem se tornado alvos atrativos de muitos consumidores que gastam