Etica capitalista no mundo do trabalho
Leila Borges Dias Santos
ÉTICA CAPITALISTA NO MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER APLICADA
À REALIDADE BRASILEIRA
Leila Borges Dias Santos1
Resumo O presente artigo tem por objetivo relacionar a noção de racionalização do trabalho de Max Weber, com as transformações éticas percebidas no atual mundo capitalista, além de se referir à noção de Estado racional legal, patrimonialismo e burocracia, fruto da racionalização e da modernidade e organizador da sociedade moderna, com conceitos retirados da Sociologia Compreensiva e Histórica weberiana. Esta conta com instrumentos de análise social da realidade, como os tipos de ação social, os tipos ideais, os artifícios de recorte de parte da realidade que auxiliam na compreensão da mesma. Weber parte da análise religiosa para compreender o peculiar processo de formação do capitalismo moderno ocidental; a sociologia da religião foi, então, a ferramenta pela qual o comportamento religioso se transformou em objeto a ser estudado. Esse aporte dá continuidade ao tema, inserindo elementos constitutivos da herança cultural presente na realidade social brasileira, e do atual contexto das relações de trabalho e produção do capitalismo contemporâneo.
Palavras-chave: racionalização, relações de trabalho, sociedade moderna, religião, sociologia. CAPITALIST ETHIC IN A CHANGING WORLD OF WORK:
A CONTRIBUTION OF MAX WEBER APPLIED TO BRAZILIAN REALITY Abstract This article has the objective of making a relation between the Max Weber notion of work rationalization and the ethic changes in the capitalist world, to refer to the notion of rational and legal State, patrimonialism and bureaucracy, product of rationatization and modernity, and organizer of the modern society, with concepts from de Weber´s Comprehensive and Historical Sociology. It counts on