Economia Bovespa Curso Basico Mercado De A Es
Todo investidor busca a otimização de tr ês aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avali á-lo, portanto, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o n ível de risco que est á disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.
Investimentos em Títulos
Abrangem aplicaçõ es em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (de crédito), que apresentam características b ásicas com referência a renda - variável ou fixa.
A renda é fixa quando se conhece previamente a forma do rendimento que será conferida ao título e seu prazo de resgate. Nesse caso, o rendimento pode ser pós ou prefixado, como ocorre, por exemplo, com o certificado de dep ósito banc ário. A renda variável será definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituição emissora do respectivo t ítulo.
Ações
Títulos de renda variável, emitidos por sociedades an ônimas, que representam a menor fra ção do capital da empresa emitente.
Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade an ônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negocia çã o em bolsas de valores ou no mercado de balc ão.
1.
O que é uma a çã o?
a. Um t ítulo representativo de um empréstimo que o investidor fez para uma empresa.
b. Um t ítulo representativo da propriedade da menor parcela do capital de uma empresa.
2.
Como podem ser classificados os investimentos em açõ es?
a. Renda fixa.
b. Renda variável.
3.
Existe algum prazo m ínimo para o investimento em ações?
a. Sim.
b. Não, o investidor decide quando comprar e quando vender.
Tipos de Ações
Ordin árias
Proporcionam participa ção nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais.
Preferenciais