Compostos orgânicos: características gerais- química
Compostos orgânicos são compostos químicos que possuem carbono. A maior parte destes compostos contém também hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e etc.
Os compostos orgânicos naturais são encontrados nos tecidos dos vegetais e dos animais. Entre as substâncias orgânicas mais conhecidas incluem-se o açúcar, as gorduras e o petróleo.
Os compostos orgânicos mais comuns são os hidrocarbonetos que são encontrados em bastante quantidade na natureza, particularmente no petróleo. O gás natural, empregado na cozinha e para a calefação, é composto em sua maior parte de metano, o mais simples dos hidrocarbonetos.
Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio. Então, a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma, essa propriedade abordar uma característica dos compostos orgânicos: a polaridade.
Polaridade
Todas as ligações dos compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade.
Solubilidade
Compostos orgânicos é praticamente insolúveis em água, mas por outro lado, tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares. Toda regra tem exceção e alguns compostos orgânicos que são polares podem se dissolver na água, como o ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona.
Combustibilidade
A maioria dos compostos que são bons combustíveis, ou seja, se queimam com facilidade, são de origem orgânica.
Temperatura de fusão e de ebulição
Em geral as temperaturas de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são baixas. A baixa solubilidade dos compostos orgânicos apolares é responsável por pontos de