Apost
Introdução à Química dos compostos de carbono
1. INTRODUÇÃO
Neste capítulo, iniciamos o estudo da Química Orgânica, um dos importantes ramos de atuação da Química, com vastas aplicações em nosso cotidiano.
Veremos, inicialmente, um breve panorama histórico que permite entender a origem da expressão Química Orgânica e qual o seu significado atual.
Todos os ramos do conhecimento humano se utilizam símbolos para facilitar a comunicação entre os profissionais de cada área. Na Química Orgânica não é diferente. Dominar diferentes tipos de representações usados para os compostos orgânicos é essencial ao entendimento de tudo que será apresentado ao longo dos próximos capítulos. Assim, um dos objetivos deste capítulo é mostrar modos de representar as substâncias orgânicas.
Apresentar o conceito de cadeia carbônica e como se faz sua classificação é outra importante meta deste capítulo.
Os compostos orgânicos podem ser divididos em uma série de categorias diferentes, de acordo com suas propriedades. Até o final do curso, conheceremos as principais categorias de substâncias orgânicas e suas características.
2. O QUE É QUÍMICA ORGÂNICA?
Há mais de 200 anos, surgiu a expressão compostos orgânicos, para designar as substâncias produzidas por organismos vivos, animais ou vegetais. Por razões históricas (que veremos a seguir) relacionadas com o próprio desenvolvimento da Química como Ciência, os químicos não utilizam mais tal expressão com esse significado. Atualmente, são chamados de compostos orgânicos os compostos que contêm carbono, sejam ou não produzidos por organismos vivos.
Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos orgânicos.
A Química Orgânica possui um papel importantíssimo na compreensão dos processos que ocorrem nos seres vivos. Mas essa não é a sua única importância. Plásticos, detergentes e muitos dos medicamentos são exemplos de substâncias orgânicas não encontradas em nenhum ser