composto de comunicação
Pessoais (incluindo boca-a-boca, buzz marketing e marketing viral) e não-pessoais (como mídia, promoções de vendas, eventos e experiências, e relações públicas) foram os principais canais citado por Gary Armstrong, canais que com o passar do tempo são aprimorados pela tecnologia porem continuam ser usados.
5) Estabelecimento do orçamento de comunicação
Aqui, os autores (Philip Kotler e Gary Armstrong ), apresentam diferentes métodos para a definir quanto gastar em comunicação, como recursos disponíveis, porcentagem das vendas, paridade com a concorrência, e objetivos e tarefas, sendo um dos pontos mais importantes ja que um planejamento errado pode ocasionar um alto prejuizo.
6) Decisão sobre o mix de comunicação
Envolve o gerenciamento de diversos meios de comunicação, como propaganda, promoção de vendas, relações públicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, força de vendas e marketing direto (incluindo marketing pela Internet), em função de fatores como o tipo de mercado de produto, o estágio de disposição do comprador e o estágio do ciclo de vida do produto. (KOTLER e ARMSTRONG, 2000, p. 42).
7) Mensuração dos resultados da comunicação
O desafio de avaliar o impacto da comunicação no público-alvo. (KOTLER e ARMSTRONG, 2000, p. 45).
8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing
Em que se trabalham a integração, coesão e coerência entre as mensagens e ferramentas selecionadas para a comunicação.
A estratégia de comunicação tem por objetivo comunicar de forma clara e compreensiva a proposta de valor da empresa, ou seja, “o que” a empresa, por meio de seus produtos e serviços, tem para oferecer ao seu público-alvo (clientes). A estratégia de comunicação também deve telegrafar o posicionamento da empresa. Uma combinação entre: “a) a identidade da empresa; b) imagem que a empresa tem perante o mercado; e c) proposta de valor materializada por meio de seus produtos e serviços”