Tratamentos térmicos dos aços
Características:
dureza inferior a têmpera convencional devido a presença de ferrita dependendo-se do tamanho de grão a microestrutura pode exibir propriedades heterogêneas. Recentemente as indústrias automobilísticas vêm empregando uma classe de aços denominada DUAL FASE para fins estruturais (fabricação de chassis, longarinas e componentes da suspensão). Estes açosapresentam tamanhos de grão muito pequenos (endurecimento por refino de grão) e são temperados dentro da zona crítica, durante o último passe de laminação. A microestrutura composta por martensita e ferrita proporciona uma combinação específica entre de resistência mecânica e tenacidade.
* Resistência ao desgaste
O aumento de teores de elementos de liga tipicamente aumenta a resistência ao desgaste (ver figura acima). Os carbonetos têm importante papel na resistência ao desgaste do aço. A maioria dos carbonetos é formada quando os elementos de liga como vanádio, molibdênio e cromo combinam-se com o carbono durante a solidificação do aço. Porcentagens mais altas de carbonetos melhoram a resistência ao desgaste mas reduzem a tenacidade.
Os fabricantes especializados têm desenvolvido aços patenteados com características especiais, conseguidas através de métodos de procesamento , incluindo desoxidação controlada, desgaseificação a vácuo (VAD) ou refusão em vácuo (VAR), que produzem aços mais uniformes e limpos. Algumas das propriedades incluem possibilidade de polimento com qualidade ótica, aumento da resistência ao desgaste e à corrosão, melhor usinabilidade e resistência à deformação, dureza uniforme, etc...
Máquina operatriz
Máquina operatriz é uma máquina que, por meio da movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas, é empregada na fabricação de peças e componentes de diversos materiais metálicos, plásticos, madeira etc.
Até o século XVIII, os componentes da então incipiente tecnologia industrial eram feitos total ou parcialmente de