compostagem
(COMPOSTAGEM)
O Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia, aproximadamente 1,2 quilogramas diários por habitante, sendo 69% de lixo orgânico.
Além do visual negativo, os efeitos do lixo na natureza são: geração de chorume que contamina o solo, a água de lençóis superficiais e subterrâneos; incineração a céu aberto, que altera a qualidade do ar; entope redes de esgotos causando inundações e enchentes nas cidades; provoca a proliferação de doenças tais como: dengue,febre amarela,verminoses,leptospiroses e intoxicações.
Visando a correta destinação dos resíduos orgânicos e uma qualidade de vida e do meio ambiente a compostagem é a melhor opção.
A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica do lixo em adubo. Todo o processo acontece em etapas, nas quais a temperatura, a umidade, fungos, aranhas, minhocas, bactérias, besouros e formigas, decompõem as fibras vegetais e animais. As substâncias orgânicas transformam-se em substâncias mais simples e, depois, em substâncias minerais que podem ser utilizadas pelas plantas.
Composto é o produto homogêneo obtido por um processo biológico, pela qual a matéria orgânica existente os resíduos é convertida em outra, mais estável, pela ação de micro-organismos normalmente já presentes nos próprios resíduos.
A decomposição da parte orgânica, resultante da atividade dos microrganismos, consiste principalmente na transformação dos complexos orgânicos existentes no lixo em outras substancias mais simples.
Durante este processo são liberados vários gases, entre eles o CHA4, CO2, H2S e outros.
Esses gases podem ser aproveitados como fonte de energia, bastando apenas colocar matéria orgânica, que é chamado nesse caso de biomassa, no biodigestor, que nada mais é do que um recipiente grande fechado, e esperar a ação dos microrganismos, que irão liberar os gases acima citados. A mistura destes gases é conhecida como biogás.
A compostagem dos restos agrícolas