ELEMENTOS NÃO VERBAIS
O comportamento não verbal, pode ser uma ação/reação involuntária ou também um ato proposital de comunicação. Podendo expressar emoções e atitudes interpessoais. Os elementos não verbais estão associados as expressões faciais, movimentação do olhos, da cabeça, posturas e movimentos do corpo, gesticulação, entonação da voz, dentre outros.
No que diz respeito a comunicação, os elementos não verbais geralmente fazem a diferença em uma conversa com outra pessoa. Quando utilizados de forma correta são fundamentas para a eficiência da comunicação.
Como exemplo, pode-se citar uma consulta médica, onde as atitudes, o modo como o médico atende o paciente, e a maneira de abordar e acolhê-lo pode ser o diferencial para que este paciente volte a consultar e passe a indicar este médico para outros conhecidos. Muitas vezes o fato de uma pessoa levantar e cumprimentar a outra, olhar nos olhos e demonstrar por meio de gestos e expressões corporais, que está prestando atenção em que a outra pessoa está falando pode gerar muito mais credibilidade ao profissional.
Já no caso de um gerente ou gestor, que passam a imagem de pessoas rigorosas e exigentes, as expressões não verbais e a linguagem utilizada podem ser um diferencial em sua profissão. Não necessariamente precisam ter uma postura durona e uma fala seca, objetiva e direta. Talvez se o mesmo souber como cativar seus funcionários e clientes, pode se destacar muito mais em seu cargo.
Por fim, concluímos que os elementos não verbais são indispensáveis quando trata-se da