Compostagem
Tema:
A Compostagem
Justificativa:
A geração de resíduos orgânicos em grande massa bem como sua destinação correta é um assunto preocupante nos tempos de hoje. A partir dessa inquietação em 2008, após um surto de leptospirose ocasionado pelo acúmulo de lixo (principalmente o orgânico) nas ruas e lixeiras domésticas, nossa comunidade escolar e local teve a necessidade de buscar alternativas que pudessem desencadear ideias a fim de provocar mudanças positivas na formação de indivíduos o aprendizado focado na Educação Sustentável desta região gerando cidadãos preocupados com os problemas ambientais.
Neste período, um grupo comunitário realizou várias ações de sensibilização com os moradores da região. Tiveram por iniciativa a distribuição de baldinhos para a escola e para algumas famílias com o objetivo de reduzir e armazenar as sobras de alimentos e assim destinar os mesmos para a reciclagem orgânica. Por meio desta técnica de compostagem termofílico localizada no espaço da horta da escola, o composto orgânico que é produzido e utilizado nos canteiros (horta e jardins) da escola, também é distribuído gratuitamente para a comunidade que é envolvida nessa ação. Observou-se assim que com a utilização do espaço escolar e o envolvimento de muitos seria possível evitar sujeiras e doenças, fazendo com que o homem se relacione com os demais elementos biológicos de forma harmoniosa e explanatória.
A escola é um espaço de formação intelectual e social e exerce papel impar nestas discussões, principalmente porque interfere de forma direta na educação dos futuros gerenciadores dos recursos naturais. Sendo assim, é de caráter emergencial que as ações educativas se voltem para a construção de uma visão de mundo integrada. Segundo Lavosier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Neste sentido, discutir as questões relacionadas aos componentes vivos e não vivos, é discutir o futuro sustentável.
Com