COMPOSTAGEM
‘‘O meio ambiente pede socorro e você pode ajudá-lo, começando na COLETA SELETIVA DO SEU LIXO!! Todos nós podemos dar uma grande contribuição à preservação ambiental, adotando atitudes simples no cotidiano: em casa, na escola, no trabalho, ajudando a melhorar as condições de vida do planeta. ’’
A compostagem é um processo biológico onde microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, chamado composto, e que pode ser utilizado como adubo. A composteira é o local próprio para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente são feitas em pequenos locais e possuem proteção de tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o mau cheiro.
Palavras chave: Compostagem, material orgânico, solo, adubo.
INTRODUÇÃO
Conjunto de técnicas aplicado para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).
Em maneira mais simples de dizer, a compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, um composto orgânico. Pode-se dizer que a compostagem é uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura, em jardins e ate em plantas por exemplo.
O interessante da compostagem é que um bom composto pode ser obtido tanto por tecnologias simples ou complexas, desde que os resíduos sejam adequados e o processo biológico evolua em boas condições. O ponto chave a ser colocado é que a alternativa escolhida deve ser adequada á situação, do ponto de vista técnico e sócio-econômico.
DESENVOLVIMENTO
Conforme Miller (1992), o processo de compostagem é marcado por uma contínua mudança das espécies