Compostagem Aves
12 de abril de 2000 – Concórdia, SC
PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE AVÍCOLA VISANDO
QUALIDADE AMBIENTAL
Nelson F. Seiffert
Eng. Agr., D.Sc., Embrapa Suínos e Aves, Concórdia, SC
1
Resumo
Este artigo, baseado em dados de revisão de literatura e de pesquisa, destina-se a produtores e pessoas ligadas a avicultura. Tem por objetivo, suprir informações úteis ao manejo de resíduos da produção de aves de forma ambientalmente recomendável.
Oferece orientações para a tomada de decisão, sobre o processamento e uso adequado da cama de aviários, de esterco, de efluentes de instalação de poedeiras e de aves mortas descartadas, dentro das recomendações da legislação ambiental.
Busca também, orientar o seu uso como fertilizante agrícola e as possíveis conseqüências detrimentais ao ambiente, à saúde humana, animal, que podem resultar do manejo inadequado destes materiais. Pelas restrições culturais do consumidor brasileiro, e restrições sanitárias envolvidas em seu uso inapropriado como alimento para outras espécies animais, este tema não é abordado no presente trabalho. O Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves da Embrapa, localizado em
Concórdia/SC, tem por atribuição, desenvolver tecnologia para a avicultura brasileira, com base em orientações ambientalmente recomendáveis. É esperado com isto, que a preocupação com a preservação ambiental e o bem estar humano, combinados com a capacidade de desenvolvimento tecnológico, venham a contribuir para a estruturação de uma avicultura inserida em harmonia dentro de nossa comunidade.
2
A importância do manejo dos resíduos gerados pela produção de aves
Práticas adequadas de manejo dos resíduos, são essenciais para que a indústria avícola cresça e se desenvolva sob as condições de restrições legais atualmente existentes. As operações de produção de frangos e poedeiras, além de carne o ovos, geram anualmente um grande volume de resíduos na forma de esterco, efluentes, camas de aves e aves