composição
O arroz (Oryza Sativa L.) é o alimento básico para dois terços da humanidade, e é a fonte alimentícia mais importante, pois atende a 21% das necessidades diárias em calorias e 14% em proteínas (FERREIRA; DEL VILLAR, 2004)
Esse alimento é considerado pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) o alimento mais importante para a segurança alimentar do mundo. Além de fornecer um excelente balanceamento nutricional, é uma cultura extremamente rústica, o que faz dela a espécie de maior potencial de aumento de produção para o combate a fome do mundo (FAO, 2010).
O arroz integral é composto pelas camadas do pericarpo, capa do grão e nucéolo, o embrião ou gérmem, e o endosperma. O endosperma é formado pela camada de aleurona e o endosperma propriamente dito, que consiste da camada de subaleurona e amido (MATSUO T, 1993). Por isso o arroz integral contém maior teor de alguns nutrientes (fibra, minerais e lipídios, principalmente) quando comparado ao branco e ao parboilizado; no entanto, o seu teor de energia disponível é menor. Apesar de seu valor nutricional ser aparentemente superior, a suscetibilidade à oxidação lipídica durante o armazenamento e o tempo mais prolongado de cozimento diminuem a sua aceitabilidade no mercado consumidor. (JULIANO, B.O, 2004)
2. Objetivo
Neste trabalho objetivou-se determinar a quantidade de umidade, proteínas, lipídeo e cinzas da amostra de arroz integral
3. Fundamento dos métodos
Determinação da umidade por dessecação em estufa:
Consiste na perda de peso do amostra do alimento após a remoção da água por evaporação. O resíduo obtido no aquecimento é denominado resíduo seco ou extrato seco.
Determinação de proteínas (Método de Kjeldahl):
Consiste na digestão da amostra com ácido sulfúrico (separação química) em seguida destilação da mesma (separação física) que é retido na forma de sulfato de amônio. Para determinação de nitrogênio orgânico.
Determinação de lipídeos totais (extrato