COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ÁGUA DO MAR
Na oceanografia química a água do mar é considerada como uma substância na qual estão presentes diversos tipos de sólidos e gases, nas formas dissolvidas ou particuladas, constituída por solvente (água) e por soluto (sais). Você consegue responder a seguinte pergunta: Por que a água do mar é salgada? De onde vêm estes sais? Bem, a água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens: (1) as rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios. (2) as erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais é transportada por precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente por meio dos rios. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.
Os elementos químicos presentes na água do mar podem ser classificados quanto ao tamanho em: (a) material particulado com tamanho maior do que 0,45 µm (micrômetro), de origem orgânica (restos de tecidos vegetais ou animais) ou inorgânica (detritos e fragmentos de minerais em suspensão); (b) material dissolvido com tamanho inferior a 0,45 µm, de origem orgânica (macromoléculas como proteínas, carboidratos) ou inorgânica (sais e nutrientes). Esta separação entre material particulado e dissolvido é realizado através de processo de filtragem com membrana de 0,45 µm. Do total de material orgânico na água marinha, cerca de 89% está na fração dissolvida, 9% está na forma de partículas detríticas e 2% são organismos vivos.
O material particulado em suspensão, com tamanho maior do que 0,45 µm, tem grande importância no ambiente marinho, pois é fonte de alimento para peixes e organismos planctônicos, carregam metais pesados (adsorvidos) além de interferirem na turbidez da água e portanto no processo