composição qualitativa de uma liga metálica: o aço
1348 palavras
6 páginas
As ligas obtêm-se pela junção de dois ou mais metais, quer por fusão conjunta dos componentes, quer, menos frequentemente, por eletrodeposição dos mesmos. As diversas ligas variam muito quanto às suas propriedades e composição, e embora sejam constituídas por determinados materiais, apresentam características diferentes desses mesmos metais. O principal objetivo desta atividade laboratorial é realizar uma análise qualitativa a um instrumento à partida metálico, para verificar se esse instrumento contém na sua composição ferro e manganês, demonstrando que se trata de um instrumento de aço. O aço trata-se de uma liga metálica maioritariamente constituída por ferro, carbono, crómio e níquel, tem ainda na sua constituição manganês em pequenas percentagens com o intuito de aumentar a sua dureza. Para realizar esta experiencia iremos proceder segundo a análise qualitativa dos catiões, isto é, utilizando uma determinada escala, mais concretamente a microescala, que consiste em identificar os catiões Fe3+ e Mn2+, adicionando algumas gotas de um certo reagente a uma pequena amostra da solução que contém os catiões dos metais referidos anteriormente.
Material:
Funil de vidro
Proveta graduada de 50 ml
1 Tubo de ensaio e respetivo suporte
Balão de erlenmeyer de 250 ml
Vidro de relógio
2 Círculos de papel de filtro
2 Conta-gotas
2 Gobelés pequenos
Sala HOTTE
Placa de aquecimento
Clip
Reagentes:
Ácido Nítrico (HNO3) (3mol/l)
Solução aquosa de Tiocianato de Potássio (KSCN)
Solução aquosa de Hexacianoferrato (II) de Potássio ( K4[Fe(CN)6 ] )
Bismutato de Sódio (NaBiO3)
Regras de segurança:
Deve-se utilizar luvas de borracha e óculos de proteção ao se manusear o ácido nítrico devido a ser uma solução extremamente corrosiva para a pele e olhos.
O ácido nítrico deve ser manuseado na hotte, pois a reação em que irá participar libertará vapores irritantes para os pulmões.
1ª Parte: Preparação das soluções aquosas (reagentes)...