2 Apresenta O Ensaio PMI
Identificação Positiva de Materiais
ENSAIO PMI
Analisador portátil de raios-x aplicado a
Identificação Positiva de Materiais
O que é o Ensaio PMI?
PMI - Positive Material Identification (Indetificação Positiva de Materiais) – Trata-se de uma análise química quantitativa e qualitativa de materiais, realizado através da técnica de Espectrometria por Fluorescência de Raios-x.
A tecnologia da Fluorescência de Raios-X (XRF) possibilita um ensaio não destrutivo, rápido e preciso, sendo este um método portátil para a verificação da composição das ligas metálicas. Analisador portátil de raios-x aplicado a
Identificação Positiva de Materiais
Atualmente, o Ensaio PMI é um dos mais importantes exames não destrutivos aplicados na indústria, para a verificação da composição de ligas metálicas.
As amostras metálicas são analisadas rapidamente (5 à 20 segundos), em quaisquer formatos (chapas, tubos, flanges, soldas, cavacos , entre outros).
A inspeções de PMI normalmente requer uma pequena preparação do material, ou seja, é necessário apenas que o metal esteja aparente, sem contaminações, sujeiras ou camadas superficiais como tintas ou tratamentos de revestimento.
Esta técnica, dependendo do equipamento utilizado (marca e modelo) permite analisar simultaneamente os seguintes elementos químicos em suas mais diversas combinações:
Ti – Cr – Mn – Fe – Co – Ni – Cu – Zn – Mo – W
Nb – Pd – Pb – Bi – Zr – Sn – Sb – Se – Ag
As melhores performances do analisador estão nos aços média e alta liga, aços inoxidáveis, aços ferramenta, ligas com base Cobre e base
Níquel.
Os métodos de fluorescência de raios-x atualmente não respondem bem aos elementos com número atômico abaixo de 11, e o teor de carbono não pode ser determinado.
Analisador portátil de raios-x aplicado a
Identificação Positiva de Materiais
Principais Objetivos alcançados utilização do Ensaio PMI:
com
a
Identificação do Tipo de Liga e Composição
Química