recursos hidricos
Hídricos
Histórico
Idade Média: águas dos rios fluía magicamente do centro da Terra.
Século XVII – Edmond Halley, astrônomo inglês: somou a quantidade de água fluindo dos rios para o mar Mediterrâneo e verificou ser aproximadamente igual à quantidade de água caindo como chuva e neve.
Histórico
Claude Perrault, Francês, na mesma época, mediu o fluxo da parte superior do rio Sena e verificou que correspondia a um sexto da precipitação medida na bacia.
Concluiu corretamente que a diferença era devido à infiltração e evaporação da água.
O que faz a água condensar e chover? Ar quente sobe para altitudes de menor pressão, expande e esfria (contrário da bomba de bicicleta).
Se o resfriamento for suficiente o vapor d’água condensa e cai por gravidade na forma de chuva ou neve.
A condensação é auxiliada pela presença de partículas (“sementes”) de poeira ou sal (chuva artificial é feita assim).
O que faz a água subir?
Obstáculo como cadeia de montanha ou massa de ar frio, o vento faz o ar quente subir e resfriar provocando chuva ou neve nas montanhas.
O ar aquecido e úmido próximo a uma superfície quente fica menos denso, sobe por diferença de densidade, esfria e chove. São as chuvas ou tempestades em final de dia de verão muito quente. Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/ ecprodp.html Quantidade de chuva www3.cptec.inpe.br/products/clima/
ecprodp.html