SAE 1045 e 4140 - Ligas metálicas
Ligas metálicas são substâncias resultantes da mistura de dois ou mais elementos, entre os quais pelo menos um é metal.
As propriedades da ligas são geralmente diferentes das propriedades dos elementos constituídas. Pensando nisso, as indústrias navais, bélicas, automobilísticas, aeronáuticas se utilizam dessas ligas que dão aos metais propriedades mecânicas, elétricas, anticorrosivas, magnéticas e térmicas que os metais puros não teriam. Outra vantagem da liga metálica sobre os metais puros é o menor custo de produção e consequente barateamento do produto.
Para a realização das análises qualitativas, foram usadas duas ligas de aço, a SAE 1045 e a SAE 4140. Para entender um pouco sobre sua classificação, a palavra SAE, significa as normas de classificação do aço, conhecida como Society of Automotive Engineers, que é uma norma dos EUA, usada no mundo todo, para classificação de ligas de aço-carbono. É uma liga formada por ferro e carbono, mas em sua composição pode-se encontrar outros elementos, vejamos abaixo o teor dos seus elementos de:
Carbono (C)% : 0,43 á 0,50
Manganês (Mn)% : 0,60 á 0,90
Ainda pode-se encontrar e em pequenas quantidades:
Fósforo (P)% : 0,040
Enxofre (S)% : 0,050 É considerado como uma liga de médio teor de carbono, quanto maior a quantidade de carbono, mais dura e quebradiça se torna a liga, mas quando aplicado um tratamento térmico, se torna uma excelente liga. É considerada como uma liga de boas propriedades mecânicas, usados em parafusos, cabos, malas, eixos em vagões ferroviários, entre outros. Conhecido como aço Cromo-molibdênio, considerado como um aço de construção mecânica, apresenta em sua composição um pouco mais de elementos que a SAE 1045.
Carbono (C)% : 0,38 á 0,43.
Manganês (Mn)% : 0,75 á 1,00
Fósforo (P)% : 0,035
Enxofre (S)% : 0,040
Silício (Si)% : 0,15 á 0,35
Cromo (Cr)% : 0,80 á 1,10
Molibdênio (Mo)%: 0,15 á 0,25 É considerada uma liga de alta resistência, com temperabilidade