Composição Organica do Capital
Marx afirma que a taxa de lucro diferirá de indústria para indústria, dependendo das condições de produção predominantes. Para explicar isso, ele usa um outro conceito, o de composição orgânica de capital. Esta é a razão do capital constante ao capital variável. Em outras palavras ela reflete (em termos de valor) o montante de maquinário, matérias-primas e tudo que é necessário para produzir uma dada mercadoria em relação à força de trabalho necessária.
Isto é, de fato, uma medida da produtividade do trabalho. Pois quanto mais eficiente é a força de trabalho, mais o trabalhador produzirá com um maquinário, mais matérias-primas serão utilizadas pelo trabalhador, e assim por diante. Assim, quanto mais alta forprodutividade do trabalho, maior será também a composição orgânica do capital.
Desenvolvimento Sistema Sociometabolico
O prefixo sócio significa que se relaciona ao caráter social do capitalismo
A palavra metabólico tem a ver com metabolismo que é o processo químico que o organismo necessita para a formação, desenvolvimento e renovação de suas estruturas celulares.
Portanto, ao falar em sistema sócio-metabólico do capital, está se referindo ao processo social que o capitalismo forma, desenvolve e renova.
O homem atual é um reflexo do mundo do trabalho vivenciado por ele mesmo.
Neste contexto, e como exemplo, podemos afirmar que o objetivo do sistema sociometabólico do capital é “produzir um operário parcelar, descontínuo e, acima de tudo, inteiramente subordinado ao capital. Um trabalhador que, por medo de perder o emprego, defende não apenas a produtividade do capital, mas, até mesmo, a demissão dos seus companheiros”
Significa que as relações entre a sociedade e o capitalismo são descritas nesse sistema