MARX
1- Explique a origem da mais valia em Marx.
Para Marx a mais valia era gerada no trabalho, não pelas maquinas ou muito menos pela revenda de mercadorias. Ela gerada através do “trabalho excedente’’ dos trabalhadores que cumpriam longas jornadas de trabalho e precisavam de poucas para pagar’o seu custo para a empresa. Advém do trabalho aplicado na modificação de um bem que era vendido diferente de quanto foi comprado, ou seja, há uma incorporação de trabalho, consequentemente criando-se um valor agregado.
2- Conceitue valor de uso e valor de troca
Valor de uso: As qualidades físicas e particulares de uma mercadoria, que tinha utilidade para as pessoas, faziam com que ela tivesse um valor de uso, porém esse não é um possível determinante para o cálculo de preço da mercadoria, pois para Marx o seu valor de uso não tinha qualquer ligação definida ou sistemática com o a quantidade de trabalho necessário para a sua produção na utilização de suas qualidades úteis.
Valor de troca: O valor de troca era definido pela relação entre a quantidade de que ela poderia ser trocada por outra ou outras mercadorias. Para Marx o trabalho era quem determinava o valor de troca e este era expressado tem termos do preço monetário, ou seja, em termos da quantidade da mercadoria que se poderia obter em troca de uma unidade da mercadoria em questão.
3- Conceitue Trabalho útil e trabalho abstrato.
Trabalho útil: é o que leva em conta as características específicas e os processos de trabalho que geram os valores de uso particulares das diferentes mercadorias. O valor de uso é causado pelo trabalho útil. Ex: Paletó é um valor de uso que satisfaz uma necessidade particular, pois seu resultado é gerado através de um tipo especial de atividade produtiva, da qual não depende de vários processos e pessoas para a sua fabricação.
Trabalho abstrato: é o que determina o valor de troca, no qual a qualidade dos vários tipos de trabalho útil são abstraídos.