Composição dos Sais Minerais na Água do Mar
O oceano corresponde a 71% da superfície da terra. Água dos oceanos é salgada porque contém sais minerais dissolvidos que são originários de:
1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e, através da lixiviação, há uma parte dissolvida desse material que é transportada pelos rios para o oceano.
2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais é transportada por precipitação (chuvas) diretamente para o oceano ou indiretamente por meio dos rios. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.
3. A penetração e a lixiviação (percolação) das águas oceânicas em fendas e fissuras existentes nas rochas formam os depósitos hidrotermais. Nesse processo as águas se enriquecem de metais que são posteriormente precipitados no seu retorno ao oceano. Esses metais precipitam-se nas proximidades do eixo das cordilheiras mesoceânicas, onde ocorrem edifícios vulcânicos submarinos e fraturas, associados aos limites de placas litosféricas. Nessas regiões, que possuem alto fluxo de calor, formam-se as fumarolas (que são como fontes submarinas de água enriquecida em metais dissolvidos das rochas vulcânicas do fundo submarino pela percolação de água aquecida em fissuras e fraturas da rocha).
Da mesma forma que existem essas fontes de sais, há o consumo de parte dos sais dissolvidos através de:
1. Plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas.
2. Sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e,
3. Ainda outros processos como a saída do sal transportada pela evaporação (maresia).
O equilíbrio entre as fontes e os consumos (sumidouros) faz com que a composição da água do mar seja essencialmente constante.
A salinidade entre os oceanos pode variar de 33 a 38, sendo