Composiçao bioquimica dos carboidratos
Os carboidratos são a principal fonte de energia que o corpo tem para viver. Os carboidratos são macronutrientes que têm uma estrutura química e composição especial que é necessário conhecer, para entender como eles funcionam.
Os carboidratos são feitos de moléculas de carbono, hidrogénio e oxigénio.
Estrutura química dos carboidratos
Embora a fórmula geral é (CH2O)n, a estrutura química dos carboidratos é dependendo do tipo de açúcar envolvido.
Monossacarídeos
Tem 4, 5, 6 carbonos.
Estes sacáridos são distinguidos pela orientação dos grupos hidroxilo (-OH). Isto dá-lhe propriedades químicas e organolépticas especiais.
Os monossacarídeos podem ser encontrados na forma de um anel e linear. A frutose é um exemplo deles.
Dissacarídeos
Neste grupo incluem sacarose, maltose,ou lactose. Estes são formados juntando os monossacárideos diferentes que são específicos carbonos ligados a cada molécula.
Polissacarídeos
Estes representam a fonte de reserva de carboidratos simples. Estruturas mais complexas são formadas pela junta de vários sacarídeos diferentes. Por exemplo, o amido é uma mistura de amilase e amilopectina, mas por sua vez, amilase tem entre 200 e 20.000 unidades de glicose que são implantadas sob a forma de hélice.
Neste grupo podem também se encontrar a celulose, um polímero de cadeia longa não ramificada de BD-glicose, que tem estruturas rígidas
As fórmulas dos carboidratos estão a tornar-se mais complexas de acordo com a quantidade de sacárideos que tenham, e isto dependerá da sua função específica.
Monossacárideos e dissacárideos são facilmente absorvidos e rapidamente metabolizados pelas células. Em vez, polissacarídeos, nas suas diferentes versões, são mais difíceis de digerir e absorver, porque são earboidratos, glicídios, glúcides ou hidratos de carbono são substâncias sintetizadas pelos organismos vivos, formadas por cadeias de carbono, ricos em hidrogênio e oxigênio. São substâncias orgânicas. São as primeiras