Compositores brasileiros de formacao europeia
“Trabalho de História da
Música Brasileira”
“Compositores brasileiros de formação europeia.”
Introdução:
Leopoldo Miguez, Glauco Velasquez e Henrique Oswald são três exemplos de compositores brasileiros que tiveram formação europeia. Enquanto Leopoldo Miguez e Henrique Oswald nasceram no Brasil e depois foram para a Europa, Glauco Velasquez nasceu na Itália (embora algumas biografias indiquem que ele nasceu no Rio de Janeiro ), e veio para o Brasil ainda jovem. Leopoldo Miguez foi homenageado com o nome do teatro da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ) e também é o patrono da cadeira número 23 da Academia Brasileira de Música, enquanto Glauco Velasquez ocupa a cadeira de número 37.
____________________________________________________________________________________
Biografias:
- Leopoldo Miguez:
Leopoldo Américo Miguez nasceu em Niterói – RJ na data de 9 de setembro de 1850. Com apenas dois anos de idade, foi para a Espanha onde permaneceu cinco anos, em seguida mudou-se para Porto, Portugal, onde estudou harmonia e composição com o violinista Nicolau Medina Ribas e com Giovanni Franchini. Em 1871, retornou ao Brasil, onde passou a trabalhar como guarda-livros na Casa Dantas, no Rio de Janeiro. Fundou com Arthur Napoleão a firma Arthur Napoleão & Miguez, de pianos e música em 1878, mas dez anos depois, abandonou a atividade comercial para se dedicar à música. Em 1882, aos 32 anos de idade, retornou a Europa sob a proteção de Pedro II, recomendado a Ambroise Thomas, Diretor do Conservatório de Paris.
Em 1884, voltou ao Brasil, fortemente influenciado pela música futurista de Franz Liszt, Hector Berlioz e Richard Wagner. Passou a dirigir espetáculos líricos em São Paulo e no Rio de Janeiro em 1886, e foi o ganhador do Primeiro Prêmio em concurso público com o Hino à proclamação da República, em 1890. Foi membro da comissão que extinguiu o antigo Conservatório Imperial e criou