ARTE
Arte é a criação humana com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.
É um conjunto de técnicas utilizadas para realizar obras, e na qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresentam-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou audiovisuais.
Nos seus mais diversos tipos de expressão, a arte, falará ao sentimento humano e transgredirá o estilo preponderante de cada época.
O estudo da arte contribui para diversas coisas, entre elas: a cultura visual como universo de significados, a arte como construção e representação social, a perspectiva de pesquisa sobre a compreensão, a compreensão no ensino da arte e uma interpretação crítica da realidade e destaca o uso de um portfólio para se registrar o que foi aprendido ou até mesmo ensinado.
Movimentos e estilos artísticos:
A arte costuma ser dividida em períodos históricos e estilos artísticos correspondentes que vão desde a arte antiga a contemporânea, veja abaixo alguns movimentos:
Arcaísmo
Arte Contemporânea
Arte Quinhentista
Dadaísmo
Intimismo
Maneirismo
Modernismo no Brasil
Movimento Barroco no Brasil
Movimentos da Arte Moderna
Neoclassicismo
Neoclássico
Pós-Impressionismo
Renascimento
Renascimento Artístico: a luz, a cor e a perspectiva
Surrealismo
A música erudita brasileira, que teve sua fase histórica mais importante com a escola nacionalista de composição, permaneceu presa à matriz européia durante séculos. As expressões populares, pelo contrário, nascidas da confluência étnica, fizeram do cancioneiro brasileiro um dos mais ricos da América.
Em sua formação a música brasileira recebeu contribuições dos indígenas, dos colonizadores e dos negros. Musicalmente, o africano tem o mais forte caráter entre os três elementos étnicos que se fundiram para formar o perfil cultural