Musica decadas de 10,20 e 30
Nossa música tem sua origem nos rituais indígenas, na dança africana e nas tradições europeias. Para falar da música precisamos falar sobre nossa história. Começamos com as cantigas populares, os sons africanos, as fanfarras militares, as músicas religiosas, as canções eruditas europeias e os sons tribais que entre os seculos XVI e XVII iniciaram nosso estilo musical.
Nos seculos XVIII e XIX destacavam-se dois ritmos o Lundu e a Modinha. Lundu, de origem africana, caracteriza-se por um forte apelo sensual e uma batida rítmica dançante. Já a Modinha veio de origem portuguesa, onde trazia a melancolia e falava de amor numa batida calma.
Na segunda metade do seculo XIX o Choro e o Chorinho foram incluídos dos nossos ritmos, onde houve uma mistura de Lundu, Modinha e com dança de salão europeia. Ritmo agitado e alegre.
O choro é considerado a primeira musica popular urbana tipica do Brasil.
(Chiquinha Gonzaga,1899, Abre Alas)
No inicio do século XX surgiu o samba. Mais tocados nos morros e cortiços no Rio de Janeiro, onde houve as primeiras misturas dos batuques. 1917-primeiro samba composto por Ernesto dos Santos e gravado por Pixinguinha. Com o crescimento e popularização do rádio nas décadas de 1920 e 1930, a musica brasileira foi muito divulgada.
LUNDU:
Criado a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Sua base ritmicaveio da África,com um certo molejo e seu aspecto lascivo, por causa das umbigadas e reboladas.
O lundu ou ludum foi o primeiro ritmo africano a ser aceito pelos brancos.
Saiu de evidência no início do século XX,porém deixou seu legado no ritmo di maxixe.
Alguns musicólogos defendem que o lundu ,primeiro ritmo afro-brasileiro em formato de canção e fruto de um sincretismo,está a origem do samba,via o maxixe,mas há controvérsias quanto a isso.
A dança de roda ,é uma modalidade ainda usada no lundu,praticada na ilha de marajo e nos arredores de belem.