Comportamento
As formas de se comportar perante uma organização, estão ficando cada vez mais importantes diante da sociedade. O mundo em que vivemos está organizado por regras que regem o andamento dos processos que mantêm a vida. Uma sociedade desorganizada não supre as necessidades dela mesma, daí a importância de se estudar o Comportamento Organizacional.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (Etapa 1 – Passo 1)
O Comportamento Organizacional (CO) envolve um estudo do comportamento das pessoas com foco na análise de atitudes e ações dos indivíduos que fazem parte da organização, com objetivo de promover uma relação ganha-ganha entre colaborador e organização. Entre os benefícios do estudo de CO, está o de garantir um efeito na organização visando alcançar produtividade, diminuir a ausência injustificada do colaborador no trabalho, frequente substituição de colaboradores de forma involuntária/voluntária e promovendo um comportamento espontâneo dentro da organização evitando assim problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
O uso do Comportamento Organizacional possibilita várias oportunidades e desafios como a adaptação às diferenças de gênero, raça e etnia entre as pessoas; melhora no atendimento ao cliente e alta qualidade dos produtos; melhora das habilidades humanas e pessoais (treinamento, motivação, liderança, satisfação com emprego, comunicação eficaz); melhora no trabalho em organizações que estão interconectadas em localidades distantes (qualificação, compreensão a adaptação da cultura); equilíbrio entre a vida particular e a profissional; qualidade de vida pessoal e no trabalho; melhoria do comportamento ético; e adaptação a mudanças.
(Etapa 1 – Passo 2)
Realizada a pesquisa de dois autores, Eduardo Soto e Stephen P. Robbins, a respeito de suas definições sobre Comportamento Organizacional. Segue abaixo suas visões sobre o assunto.
De acordo com Soto, “comportamento organizacional refere-se aos atos e às