comportamento
Nesta resenha com base no texto do livro escrito por SKINNER (1998), CIENCIA E COMPORTAMENTO, podemos ver até que ponto os reflexos são condicionados ou não, se existe aprendizagem de um novo comportamento. Pavlov e seus discípulos foram os primeiros pesquisadores a integrar os estudos da psicologia do aprendizado com a análise experimental da função cerebral. Eles mostraram que os reflexos condicionados se originam no córtex cerebral, o qual, segundo as palavras de Pavlov, "é o distribuidor primário e organizador de todas as atividades do organismo". Ao longo de vários anos, ele e seus discípulos chegaram às leis básicas que governam a operação do córtex cerebral no aprendizado condicionado.
Descarte criou uma doutrina chamada HOMEM-MAQUINA, através de alguns experimentos e de lá pra cá as maquinas vem se tornando cada vez mais parecidas com o homem, e os organismos vivos tem sido comparado cada vez mais com as maquinas. Ou seja, o homem criou a maquina a sua própria imagem.
Foi por conta disso que com o tempo Descarte, percebeu que através de força externas o comportamento era iniciado, pois o ambiente altera o comportamento, através de estímulos.
Por isso o reflexo e nada mais que um estimulo provocado por uma resposta. Já o estimulo por sua vez, pode ser entendido como qualquer evento que produza uma excitação, como por exemplo: comer um alimento gorduroso, em um organismo que não possua o habito de ingerir esse tipo de alimento, pode ser um estimulo que provoca respostas estomacais, como náuseas e vômitos.
O processo de condicionamento foi relatado por Pavlov, em seu livro reflexos condicionados, e um processo de substituição de estimulo. Um estimulo neutro adquire o poder de eliciar a resposta que originalmente era eliciada por outro estimulo. A mudança ocorre quando o estimulo neutro for seguido ou reforçado pelo estimulo efetivo.
Em um sentido mais abrangente da palavra, a