Comportamento organizacional (Grupo, equipe e time)
Grupo, Equipes e Times
Grupo
Definimos grupo como um sistema de relações sociais de interações recorrentes entre pessoas e/ou um conjunto de pessoas reunidas em torno de objetivos, interesses, necessidades e atividades em comum.
Os grupos servem para reduzir a solidão e insegurança dos indivíduos; proporcionar estímulo, prazer, contato e aprendizagem social; dão status, poder e reconhecimento para seus membros, reforçando sua identidade e autoestima, e potencializar o alcance de metas coletivas, pela soma de esforços e de competências.
O trabalho em grupo tem suas possíveis vantagens e desvantagens, com um numero maior de vantagens. Uma de suas vantagens é a maior aceitação e comprometimento do grupo com as decisões tomadas, além de ser melhor para pesquisar, gerar ou analisar quantidades e diversidade de informações e ponto de vistas e também articular o trabalho em paralelo, incentiva a socialização, a autodisciplina, faz com que estimula o espirito competitivo e construtivo e desperta a responsabilidade individual. Em contrapartida no grupo pode haver pressão para conformidade, inibição da participação, diluição das responsabilidades e um domínio de subgrupos (manipulação por parte de alguns elementos do grupo e anulação de outros), a interação. A decisão em grupo consome mais tempo.
Os grupos podem ser divididos entre formais e não formais.
Os formais (estrutura planejada) são definidos pela estrutura e pelas lideranças da organização. Esses grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de interação social. Divididos em dois grupo: os grupos de comando que é determinado pelo organograma da organização, composto de pessoas que se reportam diretamente a um superior hierárquico (relação de autoridade entre o gerente do departamento e os chefes. ) e grupos de tarefa que também são determinados pela organização e são formados por pessoas que se reúnem para executar