Sadia
FACULDADE DE SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
INTERVENÇÃO CASO: O SETEMBRO NEGRO DA SADIA
São Bernardo do Campo
2013
GABRIELLA MARIA DE JESUS
LETÍCIA DA SILVA FREITAS
PÂMELA DE MORAES BANDEIRA
POLIANA PASSOS DE MACEDO
TAMIRES GUEDES DE LIMA
THALITA MARTINS MORAIS
8º semestre - noturno
INTERVENÇÃO CASO: O SETEMBRO NEGRO DA SADIA
Trabalho apresentado para avaliação do módulo “Intervenção Psicológica no trabalho, na saúde e escola” do curso de Psicologia, turno noturno, da Universidade Metodista de São Paulo, Profa. Valquíria A. Rossi Padovam.
São Bernardo do Campo
2013
Diagnóstico.
A partir do diagnóstico foram levantados os seguintes pontos dignos de intervenção:
1. Liderança;
2. Cultura Organizacional;
3. Comunicação Organizacional;
4. Clarificação de papéis.
1. LIDERANÇA EM EMPRESAS
Para Peretti (1985) o comprometimento das pessoas na empresa é sem dúvida uma das políticas sociais que se impõe progressivamente em todas as ações de desenvolvimento da gestão dos recursos humanos.
A eficácia do comprometimento é a relação entre a empresa e a pessoa dando importância às suas expectativas ligadas ao trabalho: desejo de adesão dos empregados, para as empresas e realização dos projetos pessoais, para os empregados.
Do lado da empresa, aquele que é comprometido se identifica e adere aos objetivos e aos valores da organização; ele é capaz de exercer esforços e de ir bem além daquilo que sua função exige para ajudar a empresa a atingir seus objetivos e a reforçar seus valores. O investimento profissional que o empregado comprometido tem o leva a adotar comportamentos bem particulares vis-à-vis da organização: sentimento de responsabilidade, adesão, trabalho suplementar (MICHEL, 1994).
Concretamente, o comprometimento supõe uma negociação entre o indivíduo e a organização; supõe um espaço de entendimento e de compatibilidade entre o sistema de