Comportamento oganizacional
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.
Ao praticar uma visão sistêmica, você passa a olhar o conjunto e perceber como as ações podem afetar todo o sistema.
Esta figura define um modelo de visão sistêmica, onde o circulo maior representa o sistema como um todo e suas repartições as áreas envolvidas com o sistema.
O PENSAMENTO SISTÊMICO
Os administradores em geral devem possuir a habilidade de trabalhar com uma visão sistêmica, identificando todas as áreas envolvidas e compreendendo que todas as suas ações terão impacto no sistema.
Os mesmos não só devem conhecer seus processos, produtos, colaboradores e o ambiente interno em que atuam, tais como estratégias, mas também o ambiente externo como os clientes de sua empresa, os fornecedores de suas matérias e os concorrentes diretos e indiretos de seus produtos e a sociedade, dessa forma tomando conhecimento de como o mercado está agindo, pra onde estão se movendo, o que o mercado espera de seus fornecedores, o que os consumidores julgam como atraente o suficiente capaz de fazê-lo adquirir seu produto.
O pensamento sistêmico deve levar em conta que toda ação tem implicações e conseqüências e que antes de ser implementada deve ser cuidadosamente considerada e analisada.
O pensamento sistêmico implica em conhecer a organização enquanto um todo e analisar as suas várias partes e a interação existente entre elas.
Assim, ao pensarmos de forma sistêmica nos abrimos para várias possibilidades tais como:
Pensar no mundo e o convívio social como uma responsabilidade compartilhada;
Em relações ecológicas e a construção de propostas de desenvolvimento sustentável;
Viabilizar a descentralização das políticas publica;
Desenvolver a participação das comunidades;
Trabalhar