Comportamento Interpessoal
“Capacidade, em maior ou menor grau, de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com os seus semelhantes; ligação de amizade, afetiva, profissional, etc., condicionada por uma série de atitudes recíprocas; relação”.
Novo Dicionário Aurélio (2000)
“Cultivar relacionamentos implica cumprir várias tarefas. A principal mensagem que esse tipo de comportamento envia é a de que você está interessado em desenvolver uma relação que seja benéfica para ambos os lados.”
Darling (2007)
Dificuldades
“Se olharmos à nossa volta, vemos que todos nós somos diferentes. Uns gostam de falar rápido, outros gostam de falar lento. Uns adoram falar sobre as coisas, outros preferem agir. Uns adoram sentir, outros preferem ver. Enfim, todos temos formas diferentes de pensar, falar e agir. Até mesmo de analisar e interpretar a realidade que nos rodeia. Uma das principais fontes de problemas nos relacionamentos pessoais e mesmo nos profissionais é que nem sempre entendemos a forma como esta ou aquela pessoa funcionam”. Almeida (2007)
Quando não desenvolvemos as competências citadas no item Competências Interpessoais, encontramos dificuldades tanto em conquistar quanto em manter relacionamentos.
Outra dificuldade é que nem sempre as pessoas agem da forma que esperamos. Muitas vezes elas agem até mesmo de forma oposta. Por isso, precisamos estar preparados para qualquer reação adversa, de qualquer pessoa, seja ela quem for. Isto evitará grandes frustrações, deixando-nos mais fortes e perseverantes.
Enfim, relacionar nunca foi uma tarefa fácil, mas sempre de grande recompensa. E, como necessitamos de relacionamentos, precisamos investir e cultivá-los, a despeito das dificuldades.
Ferramentas e Técnicas de Relacionamento
Existem determinadas técnicas e ferramentas que podem auxiliar os profissionais que buscam eficácia na construção e desenvolvimento de relacionamentos. Neste tópico, citaremos algumas delas. Cada pessoa deve utilizar