Comportamento do Consumidor
2.1- Grupos de referência e líderes de opinião
Quem deseja estudar o comportamento humano (e do consumidor) deve considerar as interações sociais do ambiente social no qual ele ocorre. O comportamento de compra é influenciado pelo ambiente e pela sociedade. A maior influência, seja ela positiva ou negativa, para a compra ou rejeição de um determinado produto pode estar em líderes de opinião e em grupos de referência, por exemplo.
Os líderes de opinião são aqueles capazes de modificar ou influenciar a opinião de outras pessoas nos campos políticos, social, moral, cultural, econômico, esportivo, alimentar, etc. Por exemplo, um professor universitário, um padre, um artista de TV, etc.
Nos tempos atuais, a influência social é mais forte. O consumidor, por querer pertencer a determinado grupo, que torna-se um ponto de referência, adquire determinados produtos, pois acredita que isto o autorizará a pertencer ao grupo desejado. Estes grupos de referência, são pessoas ou grupo de pessoas, que os indivíduos buscam orientação sobre seu comportamento e valores, além de aprovarem ou não a entrada de um novo “membro”.
Os grupos de referência são classificados em primários ou secundários e formais ou informais. Os grupos primários, são aqueles que caracteriza-se por laços afetivos que unem seus membros, como família e amigos. São estes os que influem mais diretamente sobre o comportamento de compra. Já o grupo secundário, possui relações mais formais e impessoais, ele é um meio para que seus componentes atinjam um determinado objetivo. Assim que tais objetivos sejam atingidos, o grupo se dissolverá. Por exemplo, Associações de trabalho, grupos esportivos e de lazer.
2.2 – Classes sociais e estilos de vida
Outros assuntos abordados por esse capítulo são o comportamento de compra por meio da classe social e do estilo de vida, bem como a influência de fatores como renda, identidade social e idade sobre o