Constituição Química
O etanol (H3C ─ CH2 ─ OH), também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool, é o composto mais conhecido do grupo orgânico dos álcoois. Ele é caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) diretamente ligada a um carbono.
Ele se apresenta em temperatura ambiente, na forma líquida, incolor, com cheiro bastante característico e sendo miscível com água.
Sua fórmula química estrutural está representada abaixo: Fórmula estrutural do etanol ♦ Processo de produção:
O álcool etílico foi uma das primeiras substâncias produzidas pelo homem. Pesquisas indicam que já na Pré-história, provavelmente no período Neolítico, ele já era fabricado para ser usado em bebidas. Ele é produzido por meio da fermentação de polissacarídeos (como amido e celulose) e de dissacarídeos (como sacarose e maltose).
A produção desse composto pode se dar de duas maneiras principais: (1) por hidratação do etileno(eteno), que é o método mais usado fora do Brasil; e (2) por fermentação de açúcares de cereais, como melaço de cana-de-açúcar, suco de frutas e de beterraba, a batata, o milho, a cevada e o arroz. No Brasil, o principal método de produção do etanol é pela fermentação do açúcar de cana; já nos Estados Unidos usa-se o milho.
O processo de produção está sintetizado a seguir:
(1º) Moagem da cana: obtém-se a garapa com alto teor de sacarose;
(2º) Produção de melaço: a garapa é aquecida para se produzir o melaço com 40% de sacarose em massa. Parte da sacarose se cristaliza formando um açúcar escuro, que é refinado e dá origem ao açúcar comum;
(3º) Fermentação do melaço: faz-se a fermentação do melaço adicionando-se a ele leveduras como aSaccharomyces, que transforma a sacarose em etanol. As reações bioquímicas que ocorrem são mostradas a seguir: Reações bioquímicas de fermentação na produção do etanol.
(4º) Destilação do mosto fermentado: o mosto fermentado, obtido após a fermentação, contém 12% em volume de etanol. Ele sofre, então,