Comportamento do consumidor
MBA EM GESTÃO DE MARKETING – TURMA 8
MÓDULO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
PROFESSOR: JOSÉ MAURO GONÇALVES NUNES
Atividade em Equipe | A nova classe média do Brasil
1. Liste quais as principais fontes de incompreensão das empresas brasileiras ao lidar com esse novo segmento de consumidores em nosso País.
A incompreensão, de forma ampla, vem do que se costuma chamar de “miopia de marketing”: as empresas continuam enxergando a nova classe média segundo o senso comum que se tinha desse segmento até então, ignorando que sua atual configuração possui preferências estéticas e sociais diferenciadas. Ou seja: desconhecem seus valores e desejos, que não são necessariamente parecidos com as da classe média tradicional.
Formada por “ex-pobres”, essa nova classe média abriga os componentes da base da pirâmide que, segundo Prahalad, até pouco tempo atrás não possuíam conta no banco, e cujos sonhos de consumo eram pautados no mais básico possível. Hoje são ávidos consumidores e, portanto, geradores de lucro para empresas que atentam às suas peculiaridades. Podem-se citar como exemplos de fontes de incompreensão e suas subseqüentes implicações :
A insistência em comparar o poder aquisitivo da classe média brasileira aos padrões americanos e europeus, ignorando as particularidades da ascensão social no País. Isso impede a real adequação de produtos e serviços para essa nova classe social.
A continuidade do antigo pensamento de que a classe média consome apenas itens de necessidade básica, commoditizados e mais baratos. Observa-se hoje em vizinhanças muito humildes a presença de equipamentos sofisticados de tecnologia, que contradiz por completo esse pensamento.
Uma certa continuidade na crença de que consumidores das classes C e D são “maus pagadores”. Exemplos comprovam que honrar os pagamentos e não perder o crédito são filosofias colocadas em prática por essa nova classe média.
Falta de percepção do controle de riscos assumido pela